Sobre o carnaval e amor

carnival

 

Para todo boêmio que se preze (e para os leigos que se interessem em jogar conversa fora, sintam-se em casa), a história da trupe do Pierrot que ilustra o Carnaval a séculos pode ser definida assim:

 

“Pierrot ama Colombina

Que ama Arlequim

Que ama o Mundo

E o mundo de mão dadas com a Dama Branca

Ilustra o que significa amar

 

E fica a pergunta no ar – o que tirar disso? Vamos à história em si.

 

O Carnaval vem de uma antiga história de amor

Durante o ano inteiro o triste Pierrot tanta incessantemente conquistar a doce Colombina – que vive a suspirar por Arlequim, que ama todos.

Eis que, um belo dia, Colombina dá uma chance a Pierrot de tê-la e segue-se assim por três dias de muita felicidade. No quarto dia, eis que Arlequim dá a chance para Colombina de ficarem juntos, então ela deixa o Pierrot e parte para os braços de Arlequim.

Os três dias festivos são o Carnaval, em que Pierrot tem seu desejo realizado. O último significa a Quarta-feira de Cinzas, que é o dia em que Pierrot volta a se deparar que está sem ela.

Após as cinzas, tudo volta a ser como antes.

 

Pierrot nos significa a parte que não desiste da busca incansável pelo seu objetivo. Cada dia a ele dado é uma nova oportunidade do grande “sim”.

Colombina por sua vez é o objetivo almejado e também tem seu lado Pierrot – mostrando assim que nem sempre é do jeito que queremos.

Arlequim age como as reviravoltas naturais da vida – significa as mudanças nas quais devemos passar (estando preparados ou não).

E nossos amores são como os deles – às vezes duráveis, às vezes passageiros, às vezes de Carnaval ou que qualquer outro feriado… eles mudam, não duram a eternidade como nos contos de fadas. Que sofrer por amor é humano e que não deve ser para sempre.

E que o novo sempre vem – que cabe a nós estarmos prontos para receber ou não…

 

Giane Higino

Anúncios

Pensamentos de fora

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s