Clube do Beijo

Título: O Clube do Beijo

Autora: Marcia Kupstas

Lançamento: Editora Moderna – 2000 | Editora Rocco – 2006

Sinopse: Numa noite especial, sete garotas e um rapaz passam horas falando de um assunto muito importante: sexo.

 De coração aberto e guiado pela verdade, o grupo discute sobre papéis sexuais, jogos amorosos, fantasias, erotismo, menstruação, o primeiro beijo, a primeira vez…

 Corajoso e sensível, O Clube do Beijo é uma aventura inesquecível!

Onde encontrar: Livraria Cultura | Saraiva | Amazon | Skoob

~~*~~

Esta foi minha escolha para o mês de fevereiro, cujo tema era comédia, porque, gente, juro. Nunca li um livro tão engraçado!

Aqui a gente vai conhecer uma galerinha de São Paulo, adolescentes no auge dos seus 15 – 17 anos. O narrador é Picapau, um menino de 16 anos que soube que um grupo de sete meninas da sua escola iam se encontrar na casa da Débora pra ficarem comparando o tamanho e forma de suas vaginas. Então ele pagou 20 reais pro Edgard, irmão da Débora, para poder ver enquanto elas faziam isso. Ele e mais um grupo de uns 12 moleques.

Picapau e os moleques se foderam, porque as meninas descobriram, desceram o cacete neles e ainda pegaram o Picapau, que machucou o tornozelo na fuga, e o fizeram de refém.

Aí, preso junto com as meninas, Picapau descobre que ele e os amigos e o irmão da Débora são uns pervertidos sem noção. O que as meninas fazem toda semana é o encontro do Clube do Beijo, uma ocasião em que elas falam sobre beijo, namoro, rapazes e coisas assim. E elas obrigam o Picapau a fazer parte do clube, sendo que ele vai ter que dizer o que o pessoal da escola pensa de cada uma delas.

Com isso, a gente tem o relato de cada uma, entra sexo na conversa e a gente lê sobre abuso, primeira vez, o que é ser uma vadia, lesbianidade, pedofilia e mais um monte de assuntos dahora!

Primeira vez que eu li esse livro, eu devia ter uns 11 ou 12 anos. Comprei achando que seria um daqueles livros “para meninas” que ia falar sobre como é beijar, experiências de primeiro beijo, aquela coisa bem Capricho. Minha cara quando li a palavra sexo naquele livro tá pra ser escrita, gente! Fiquei absurdada! E li com ainda mais vontade, porque né, sexo é o assunto proibido, principalmente para meninas! Imagina se minha mãe me encontrava lendo isso!

E foi maravilhoso pra mim.

Lendo novamente, eu consigo ver coisas passíveis de se problematizar, mas ainda considero um bom livro pra esse pessoalzinho que tá entrando na adolescência, tem vergonha de perguntar sobre sexo e afins pros pais e não tem uma noção e meia sobre o que é isso.

A Marcia é professora de piticos e já escreveu uma carambada de livros assim e eu acho isso maravilhoso.

O Picapau fala de uma forma bem clara e super moderna, algo que qualquer pessoa lendo vai poder identificar e todo jovem e adolescente vai se relacionar. E ele é muito engraçado! Juro, gente. Lembro que fiquei lendo esse livro até as três da manhã e precisava enfiar a cara no travesseiro, porque eu gargalhava! Chorei de rir e quase fiz xixi na calça!

Temos nove capítulos: um introdutório, um pra cada menina e um pro Picapau. O do Picapau é o mais hilário de todos!

Bem, esse livro me fez muito bem à época. Ajudou a minar um pouco preconceitos que eu desconstruiria mais profundamente no futuro; eu vi sexo de um jeito diferente e isso contribuiu pra que eu me livrasse de algumas (poucas, mas ainda assim) armadilhas e também pra destabulizar esse assunto na minha cabeça – apesar de eu ainda não falar sobre isso com meus pais, eu comecei a perder a vergonha de falar sobre isso com os outros por causa desse livro.

Se você tem filhos na faixa dos 12 anos pra cima, presenteei-os com esse livro e encoraje-os a falar sobre ele com você! Vai fazer maravilhas para suas crianças, como indivíduos, e pra você como progenitore que tem uma boa relação com sua família! Sério, eu super indico!


Então é isso, pessoal! Se vocês gostaram, sigam o blog pra mais conteúdo divertido assim, comentem aqui em baixo e compartilhem prezamigue verem. Se vocês não gostaram, façam tudo isso assim mesmo porque sim! Se vocês têm alguma sugestão, ou gostariam que eu falasse sobre alguma coisa, me digam nos comentários ou me mandem um e-mail (o endereço está ali na descrição, embaixo da minha foto divônica).

Abraços quentinhos!

Pensamentos de fora

