NaNoWriMo – Um guia

Fala, galerinha pensante! Tudo bem com vocês?

Outubro já tá por um fio e novembro vai começar. O que significa… NANOWRIMO! Mas o que é NaNoWriMo, vocês me perguntam. E é pra responder a isso que eu estou aqui!

Você já pensou em escrever um livro? Tem uma ideia super bacana, mas não sabe como começar? Já começou um livro, mas não consegue passar daquela partezinha desgraçada que te prendeu há quatro anos? Então o NaNoWriMo é a sua praia.

O NaNoWriMo (National novel writing month – Mês nacional da escrita de romances, numa tradução livre) é uma campanha que surgiu nos EUA em 1999 e serve para encorajar escritores não-publicados a escreverem seus livros. A campanha dura o mês de novembro inteirinho e os escritores fazem suas inscrições no site oficial, se comprometendo a entregar 50.000 palavras até às 23:59 do dia 30, no seu horário local.

Sim. Você tem que escrever MIL E SEISCENTAS palavras POR DIA.

O site está todo em inglês, mas dezenas de brasileiros participam da campanha também. Existem fóruns onde os escritores se conversam e se ajudam, é tudo uma grande família! Não importa se você está sofrendo de um branco, falta de inspiração, ou não está conseguindo desenvolver aquela trama maldita que, na hora de inventar, parecia uma boa ideia, tem um fórum pra te ajudar!

A inscrição é gratuita e, apesar de estar tudo em inglês, é bem simples. Você entra no site oficial do NaNoWriMo e clica em Sign Up/Start Here, acompanha as instruções da tela, verifica seu endereço de e-mail e parabéns, você está inscrito.

Preencha seu perfil falando sobre você e sobre seu livro; fuce o site procurando por gente como você; perca tempo lendo os relatos engraçados; se convença de que não está perdendo tempo enquanto lê as dicas; se sinta inútil lendo os trechos das histórias que parecem bem melhores que a sua (mas, na verdade, não são, cada história tem sua mágica pessoal); estoque chocolate para: comer descontroladamente enquanto escreve E se recompensar por cumprir a meta do dia. Avise pras pessoas mais próximas de você que vai ser um mês complicado.

Entenda que você provavelmente não vai sair com seu livro pronto no fim do mês. Na verdade, provavelmente vai estar tudo uma bosta. A campanha é só pra te motivar a colocar pra fora o que você vem procrastinando há sabe-se Deus quanto tempo!

Terminado o mês de novembro, avise pras pessoas mais próximas de você que: você morreu pro mundo até o Natal. Você merece.

Existem algumas regrinhas básicas, mas não é nada de oooooh. Você não pode começar a escrever antes do dia 1º de novembro e você precisa estar escrevendo um romance (um livro longo). Pode ser de qualquer gênero, sobre qualquer assunto, desde que seja um romance.

A querida que vos fala, eu, vai participar do NaNoWriMo esse ano. E tô nervosa pra burro, gente, vocês nem sabe.

Depois de tudo isso, ainda acha que não vale a pena? Vem cá, sabe quais livros fodelásticos foram escritos durante um NaNoWrimo? SENTA A BUNDINHA QUE EU FIZ UMA LISTA:

  • Fangirl, da Rainbow Rowell
  • Água para Elefantes, da Sara Gruen
  • Anna e o Beijo Francês, da Stephanie Perkins
  • O Circo da Noite, da Erin Morgenstern

E mais uma carambada! No site tem a lista completa!

Tá vendo? É bacana! Então vem comigo e embarca nessa. Tira seu livro do fundo do baú, investe no seu sonho e escreve, bitch! ❤


Links úteis:


Então é isso, pessoal! Se vocês gostaram, sigam o blog pra mais conteúdo divertido assim, comentem aqui em baixo e compartilhem prezamigue verem. Se vocês não gostaram, façam tudo isso assim mesmo porque sim! Se vocês têm alguma sugestão, ou gostariam que eu falasse sobre alguma coisa, me digam nos comentários ou me mandem um e-mail (o endereço está ali na descrição, embaixo da minha foto divônica).

Um beijo e até a próxima!

 

Anúncios

Pensamentos de fora

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s