Boneca de Ossos

Título: Boneca de Ossos

Autora: Holly Black

Lançamento: #irado – 2014

Sinopse: Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam.

Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo…

Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio.

Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar o seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram… A missão se transforma em uma jornada de arrepiar.

Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos?

Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?

Onde encontrar: Amazon | Americanas | Book Depository | Livraria Cultura | Saraiva | Submarino

~~*~~

Eu sempre gostei de livros que são, claramente, para crianças e adolescentes, mas que fogem daquela imbecilidade de tratar criança como um ser estúpido e adolescentes como seres que não querem nada com nada. Boneca de Ossos é um desses livros!

Acompanhamos a história de um trio de amigos: Alice, Poppy e Zach, de 12 anos. Eles se conheceram alguns anos antes de quando começa o livro e formaram uma amizade bem forte. Brincam juntos todos os dias, inventando tramas mágicas e personagens característicos. A personagem mais marcante de suas histórias é a Grande Rainha, uma linda boneca de porcelana que é mantida trancada dentro de uma cristaleira. Cada um deles enfrenta um problema com suas famílias e encontram nas brincadeiras uma forma de escapar disso.

Temos um foco maior em Zach, o único menino do grupo. Ele adora inventar histórias e sente que poderia se tornar escritor quando crescer; por outro lado, enfrenta a pressão do pai para crescer e “virar um homem”. Zach é forçado a abandonar as brincadeiras que fazia com as meninas e decide cortar relações com elas, mas não lhes conta o por quê.

Poucos dias depois, de madrugada, Poppy e Alice aparecem embaixo da janela do quarto dele. Poppy diz ter descoberto que a Grande Rainha, na verdade, é receptáculo para o fantasma de uma garotinha que não descansará até ser enterrada no túmulo de sua família.  Depois de uma conversa, os três decidem que vão atrás de enterrar a tal da boneca.

Então começa nossa trama, acompanhando três crianças, no auge dos seus 12 anos, tendo a aventura de suas vidas!

O livro é genial em vários aspectos. O terror é construído de forma estupenda, não sendo algo forte demais para uma criança de 11 anos, nem estúpido demais para um adolescente de 15 ou uma adulta de 21. E ele também não é o aspecto mais importante da narrativa.

A autora desenvolve de forma genial os conflitos pelos quais a gente passa nessa fase de crescimento e desenvolvimento, onde a gente começa a se solidificar como pessoa, o despertar do interesse amoroso por outras pessoas e nossas relações com nossas famílias.

Foi uma verdadeira delícia ler esse livro. É bem curtinho, tem pouco mais de 200 páginas, a gente lê em um dia. Uma vez que a viagem deles começa, você simplesmente não consegue largar e precisa chegar no final e precisa chegar rápido. Mas, uma vez que você chega, fica morrendo de saudades. Sofri uma leve ressaca literária depois de Boneca de Ossos, porque eu me apeguei muito aos personagens.

De verdade, o livro vale muito a pena. Inclusive, o Natal tá logo aí e esse seria um baita presente pras crianças da sua família!


Então é isso, pessoal! Se vocês gostaram, sigam o blog pra mais conteúdo divertido assim, comentem aqui em baixo e compartilhem prezamigue verem. Se vocês não gostaram, façam tudo isso assim mesmo porque sim! Se vocês têm alguma sugestão, ou gostariam que eu falasse sobre alguma coisa, me digam nos comentários ou me mandem um e-mail (o endereço está ali na descrição, embaixo da minha foto divônica).

Um beijo e até a próxima!

Anúncios

Pensamentos de fora

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s